Bem-vindo ao site do GRIM, aqui você irá encontrar informações sobre o grupo, suas pesquisas e demais trabalhos relacionados.

Boa navegação!

VOZES DO DEBATE - CONFERENCISTAS

Conheça os pesquisadores e convidados especiais que discutirão a relação entre infância, juventude e mídia no Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens, que ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, no Banfica), na Universidade Federal do Ceará.


v CONFERENCISTAS:

cristina



1.    Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa – Portugal): Professora auxiliar da UNL, com agregação em Estudos dos Media e do Jornalismo no Departamento Ciências da Comunicação (FCSH – UNL). Coordena em Portugal o projeto europeu Eu Kids Online, desde 2006. Vice-coordenadora do grupo Children, Youth and Media, da European Communication Research and Education Association. Tem nove livros publicados, entre eles “Crianças e Internet em Portugal” (Minerva Coimbra, 2012).



daniel



2.    Daniel Meirinho (Faculdades Barros Melo e Boa Viagem): Doutor em Ciências da Comunicação (2013). Pesquisador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ/UNL). Autor da tese “A fotografia participativa como ferramenta de reflexão identitária: estudo de caso com jovens em contextos de exclusão social no Brasil e em Portugal” (2013).



mari



3.    Maria Eugênia Sozio (CETIC.br): Analista de informações do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br, centro de categoria II da Unesco com sede em São Paulo. Coordena a produção de estatísticas e indicadores das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação. É mestre em Administração de Empresas pela Trinity College, University of Dublin e bacharel em Sociologia e Letras pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Alemanha.



pedro_H


4.    Pedro Hartung (Instituto Alana): Advogado, doutorando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Detentor do Zertifikat para o Master of Laws - Mestrado Aufbaustudiums in den Grundzügen des Deutches Rechts na Universidade Ludwig-Maximilians (LMU) de Munique, Alemanha (2012). Conselheiro no biênio 2013/2014 do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil (Brasília/DF). Coordenador da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado do núcleo de Defesa do Instituto Alana, ONG atuante na promoção e defesa dos direitos da criança (São Paulo/SP).

 

Inscrições Abertas - Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens

 

programação

 

Inscrições gratuitas em: doity.com.br/grim10anos

 

Grim no programa Radiodebate na Rádio Universitária FM

 

O programa Radiodebate, da Rádio Universitária, contou com a participação da professora dos cursos de comunicação da UFC e coordenadora do Grim, Inês Vitorino, juntamente com a Rachel que representou o Coletivo Brasil de Comunicação Social -  Intervozes-CE. As duas falaram sobre a imagem das crianças e adolescentes nos programas policiais e convidaram os ouvintes para participarem da semana de democratização da mídia que aconteceu nesta quinta (15.10).

Terça-feira – 13 de outubro – Democratização da informação – programas policialescos

Debatedoras:

. Raquel Dantas, jornalista e integrante do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes – Ceará);

. Inês Vitorino, professora pós-doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM/UFC);

Créditos:
Apresentação: Marcos Robério
Produção: Raquel Chaves (jornalista) e Breno Reis (bolsista)
Veiculação: Rádio Universitária FM (107.9)
www.radiouniversitariafm.com.br
www.twitter.com/radiodebate
www.facebook.com/radiouniversitariafm

 

Intervozes publica cartilha sobre ilegalidades praticadas no rádio e TV

 

cartilha

Propriedade de meios por políticos e controle de vários veículos, venda ilegal de espaço na programação, excesso de publicidade e violações de direitos humanos nos programas policialescos são alguns dos problemas presentes no sistema de comunicação brasileiro. Para informar sobre tais práticas e apresentar formas de enfrentá-las, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lança a publicação “Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil – como combater as ilegalidades praticadas no rádio e na TV”.

O estudo apresenta um panorama do setor de radiodifusão, discute os motivos pelos quais as infrações têm sido permitidas e aponta os impactos dessa lógica, como a concentração de poder e a exclusão das maiorias sociais dos espaços midiáticos. Com linguagem simples e ilustrações que ajudam a compreender um assunto abordado frequentemente de forma tecnicista, a publicação debate a regulação da mídia, prática democrática presente na maioria das democracias do mundo, bem como os desafios para sua efetivação no Brasil.

O texto destaca ações exemplares e também instrumentos normativos estabelecidos no país e em tratados internacionais que permitem, desde já, que o Estado rompa com a postura permissiva e cumpra o papel de garantir o interesse público no setor. Em cada seção, são apresentadas as principais regras que tratam dos temas abordados, o que poderá facilitar a ação da sociedade civil e dos órgãos fiscalizadores no combate às violações.

“Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil” será lançada em eventos que integram a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no Ceará, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Como diz o texto, o Intervozes espera, com isso, “fortalecer a luta por mudanças, garantindo informações sobre o tema e ampliando o convite para que você também se aproprie desse debate e defenda o direito à comunicação”.

CLIQUE AQUI para acessar a cartilha em pdf.

Serviço
Lançamentos da cartilha “Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil – como combater as ilegalidades praticadas no rádio e na TV”

Paraíba/João Pessoa
15/10 (quinta-feira)
Seminário pela Democratização da Comunicação
– 16h às 17h: Abertura e mesa-redonda: “O princípio básico é a comunicação!”.
– 17h às 18h – Mesa redonda: “Liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade de empresa”.

Ceará/Fortaleza
16/10 (sexta-feira):
– 17h às 22h: #comcultura – feira pela democratização da comunicação
Debates, apresentações artísticas e exposição.
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Bahia/Salvador
17/10 (sábado)
– 16h: Comemoração do Dia Nacional pela Democratização da Comunicação – confraternização e atividades culturais: Mostra Tela Preta; sarau poético; música + Lançamento da Cartilha do Intervozes: “Caminhos para a Luta pelo Direito à Comunicação no Brasil”
Local: Instituto de Mídia Étnica

Distrito Federal/Brasília
19/10 (segunda-feira):
– 19h: Balaiada – Okupa Praça Pública pela Democratização da Comunicação
Balaio Café (CLN 201, bloco B).

São Paulo/São Paulo
19/10 (segunda-feira):
– 19h: As ilegalidades da TV que você não vê! Aula Pública com CineProjeção: lançamento da cartilha do Intervozes – “Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil”
Local: Vão livre do MASP.

Rio de Janeiro/Rio de Janeiro
21/10 (quarta-feira)
-18h30: Roda de conversa ‘Cidade conectada: comunicação e direitos no Rio de Janeiro’
Local: 22º andar do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio de Janeiro). Com Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, MTST, Fórum da Juventude de Manguinhos e Intervozes.

Mais informações: intervozes.org.br

 

Plano de consumo sustentável terá ciclo 2

 

raquel

Raquel Breda: atenção às crianças

Publicado originalmente por: Ministério do Meio Ambiente

Integrantes do governo federal e da sociedade civil se reuniram, em Brasília, para discutir questões ligadas ao documento.

Por Lucas Tolentino – Editor: Marco Moreira

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) consultou, na ultima quarta-feira (12/08), órgãos de governo e da sociedade civil para estimular a sustentabilidade nos costumes do brasileiro. Realizada em Brasília, a rodada de debates faz parte da construção do segundo ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), previsto para ser lançado até o fim do ano.

Assuntos como regulação da publicidade e combate ao consumismo infantil e ampliação do acesso aos bens, serviços e práticas sustentáveis fizeram parte da pauta da reunião. Além disso, foram discutidos temas ligados à qualificação e divulgação da informação e a identificação e incentivo a iniciativas inovadoras encontradas em diversos setores da sociedade.

ATUAÇÃO

A diretora de Produção e Consumo Sustentáveis do MMA, Raquel Breda, afirmou que o PPCS deve refletir as questões em que há maior necessidade de atuação. “O documento pretende sinalizar as áreas onde é preciso trabalhar melhor, além de trazer indicativo dos resultados que pretendemos alcançar”, explicou. Segundo ela, o consumismo infantil é um dos assuntos que devem ser trabalhados por meio da conscientização adequada.

Além da equipe do MMA, participaram da reunião representantes dos ministérios da Justiça, das Cidades, do Trabalho e Emprego e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Integrantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Akatu, do Instituto Alana, da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) também participaram do encontro.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (62) 2028.1165

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 3 visitantes online