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Grim 10 Anos - Programação Dia 18

 

grim18

 

VOZES DO DEBATE - PESQUISADORES

Conheça os pesquisadores e convidados especiais que discutirão a relação entre infância, juventude e mídia no Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens, que ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, no Banfica), na Universidade Federal do Ceará.

v Equipe GRIM – Pesquisadores sêniors

1.    Inês Vitorino: Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infãncia, Juventude e Mídia (GRIM - UFC) e o Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia. Coordena as pesquisas “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça; “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência”; e o “Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, na Alemanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - Compós (biênio 2014-2015). Autora do livro “Televisão, Publicidade e Infância” (Annablume, 2004) e co-autora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil” (Ed.Insular, 2012). Organizou as coletâneas “Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação”(E-papers, 2006).

2.    Andrea Pinheiro: Membro do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integra as pesquisas “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça, “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência” e o “Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Concluiu doutorado (2014) e mestrado (2006) em Educação Brasileira (UFC). Professora do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Coautora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil” (Ed.Insular, 2012) e das coletâneas “Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação” (E-papers, 2006) e “Polifonias: vozes, olhares e registros na filosofia da Educação” (Editora UFC, 2005). Integrou por dez anos a Rede de Comunicadores Solidários (Pastoral da Criança/UCBC).

3.  Deisimer Gorczevski: é professora no Programa de Pós­Graduação em Artes e na Graduação do Instituto de Cultura e Arte|Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia ­ Grim. Coordenou a pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza em parceria com a Associaçao dos Moradores do Titanzinho, em Fortaleza e a ONG Camp – Educação Popular e a UFRGS, em Porto Alegre. Realizou Residência de Pesquisa em Artes, na Artexte, em Montreal, Canada. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos­RS, com bolsas CNPq|CAPES. Doutorado­sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo em Artes e o LAMUR ­ Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas, no PPGArtes, onde realiza as pesquisas Arte|Espaço Comum| IntenCidades e Coletivo AudioVisual Titanzinho – Cine Ser Ver Luz. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

4.  Alexandre Barbalho: Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integrou o projeto “In(ter)venções audio-visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre” (2011-2013). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004). É professor adjunto do curso de História, do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. É autor do livro “A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia” (UECE, 2013).

5.  Alessandra Alcantara (Unifor): Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), na Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordena a pesquisa “TICS e Espaços sociais: A tecnologia na vivência lúdica infantil”. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2014), autora da tese “A vivência lúdica da criança na Internet”. É professora da Universidade de Fortaleza. Autora dos livros “Culturas Infantis do Consumo - Práticas e Experiências Contemporâneas” (2014) e co-organizadora do livro “Mídia de Chocolate-Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação” (2006).

 

v Equipe GRIM – Pesquisadores voluntários

1.    Ana Cesaltina Barbosa Marques: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), colabora com a pesquisa “TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005). É autora da dissertação “Praça Portugal como lugar: negociações de sentidos em encontros presenciais e mediados pelo computador” (2010), que investigou interações online e off-line de grupos juvenis em Fortaleza (CE).

2.    Evilene Abreu: Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Estácio do Ceará (2010). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará ­ UFC (2015), na linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócio­Culturais. Integrante do grupo de pesquisa Mídia,  Cultura e Política e da pesquisa "In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre" do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), no período de 2011­2013. Tem realizado estudos na área da comunicação e juventudes com ênfase nas seguintes temáticas: juventude rural, cultura, comunicação alternativa, agroecologia e intervenções audiovisuais.

3.   Maria Fabiola Gomes ­ é graduada em Letras/Francês pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Cursa o oitavo semestre da Graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará. Em 2014 trabalhou como produtora cultural na Escola Porto Iracema das Artes. Integrou o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia ­ Grim, na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com as Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza, onde participou como bolsista PIBIC­FUNCAP. Participa da Pesquisa Coletivo AudioVisual  do  Titanzinho Cine Ser Ver Luz e colabora com a pesquisa Artes e  Espaço Comum–IntenCidades, ambas no PPGArtes ICA|UFC. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras estudando  na Université Rennes II, no domínio das Artes do Espetáculo com foco nos Estudos Cinematográficos. Atualmente trabalha em Brasília.

4.    Jessica Barbosa dos Santos ­ Bacharela em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará, foi bolsista PIBIC­FUNCAP nas pesquisas "In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre" do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM); e "Mapeamento e análise das trilhas de navegação e leitura dos alunos em artefatos digitais de disciplinas de Matemática e Letras na modalidade EaD" do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER). Atualmente,       é designer e roteirista/diretora audiovisual no Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

5.    João Victor Sales: Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), colaborador do projeto de pesquisa “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência”. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, onde desenvolve investigação sobre identidade regional entre jovens na Internet. Autor da monografia “Recreio: uma revista brinquedo”, apresentada para graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2013).

6.    Nut Pereira de Miranda: Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), integrante da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É autor da monografia “A Criança como Agente de Comunicação: o direito à expressão tematizado no TV Piá”, apresentada para graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará. É coautor do livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil" (Insular, 2012).

7.    Sabrina Késia de Araújo Soares – é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Comunicação Social ­ Publicidade e Propaganda na Faculdade Participou na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre, no Grupo de  Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia – Grim. Participa da pesquisa Artes | Espaço Comum | IntenCidades e do Grupo de Estudo no Mestrado em Artes no PPGArtes ICA|UFC. Integrante do Coletivo Aparecidos Políticos, coletivo de intervenção urbana que trabalha a memória dos desaparecidos do período da ditadura civil­militar brasileira. Atualmente, coordena o  projeto  Serviluz  das  Artes,  aprovado  no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Coletivo Audiovisual do Titanzinho.

8. Thinayna Máximo: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integra a pesquisa “TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Autora da monografia “Culturas Digitais de Crianças e Adolescentes: potencialidades e riscos”, apresentada para graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2014).

 

VOZES DO DEBATE - APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Conheça os pesquisadores e convidados especiais que discutirão a relação entre infância, juventude e mídia no Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens, que ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, no Banfica), na Universidade Federal do Ceará.

v APRESENTAÇÕES CULTURAIS

1.    Projeto Serviluz das Artes (18/11, às 18h)

Sabrina Késia de Araújo Soares – é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Comunicação Social ­ Publicidade e Propaganda na Faculdade Participou na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre, no Grupo de  Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia – Grim. Participa da pesquisa Artes | Espaço Comum | IntenCidades e do Grupo de Estudo no Mestrado em Artes no PPGArtes ICA|UFC. Integrante do Coletivo Aparecidos Políticos, coletivo de intervenção urbana que trabalha a memória dos desaparecidos do período da ditadura civil­militar brasileira. Atualmente, coordena o  projeto  Serviluz  das  Artes,  aprovado  no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Coletivo Audiovisual do Titanzinho.

Wryel dos Santos, conhecido no mundo do graffiti como Mad, é grafiteiro e ilustrador formado pelo Senac  e beneficiado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Iniciou o Curso de Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Curso de Designer de Interiores na Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Participou em eventos de arte urbana, como: Mega Mural I e II, Semana do  Graffiti e, em 2013, do Concreto – I Festival Internacional de Arte Urbana de Fortaleza. Colabora com as intervenções do Coletivo AudioVisual do Titanzinho, desde 2013. A primeira participação foi na pintura de um mural na faixada da Associação dos Moradores da Comunidade, em 2013. E, no ano seguinte, coordenou uma Oficina de Graffiti com a participação de crianças e jovens moradores do bairro. Atualmente, coordena  o Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Cecília Shiki é artista graduada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atuou como Arte Educadora no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) e pesquisadora bolsista do CNPQ no Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC), ambos no Centro Dragão do Mar de  Arte e Cultura. Colabora com a pesquisa Artes e  Espaço  Comum  –  IntenCidades,  no  PPGArtes  ICA|UFC. Participou como artista do Laboratório de Linguagens Visuais, em 2012 e do Laboratório de Arte Contemporânea, em 2013, coordenado por Waléria Américo e Solon Ribeiro. Compôs a equipe de artistas colaboradores do Projeto A Conversa Infinita de Alexandre Veras (2015) no Dragão do Mar. Colabora com as intervenções do Coletivo AudioVisual do Titanzinho, desde 2013 e atua como educadora no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Marcos Venícius é artista visual, pesquisador, graduando em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), Assinou a curadoria da exposição Lado B no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza em 2010. Membro do Coletivo Aparecidos Políticos desde 2011, premiado em 2012 IV Prêmio Leonilson de Artes Visuais ­ Secultfor, II Edital de Ocupação da Galeria Antonio Bandeira – Prefeitura Municipal de Fortaleza. E premiado, em 2014, no 65º Salão de Abril com a obra "Operação Carcará". Colabora com as intervenções do Coletivo AudioVisual do Titanzinho, desde 2013. A primeira participação foi na criação de um mural na faixada da Associação dos Moradores da Comunidade, em 2013. E, no ano seguinte, coordenou uma Oficina de Stencil com a participação de crianças e jovens moradores do bairro Serviluz. Atualmente, atua no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital  Nossa Ação Muda a Cidade,  da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Priscila de Souza é fotógrafa e cantora amadora participa da Escola Porto Iracema das Artes com formação nos cursos básicos de Câmera de Vídeo, Home Studio e Edição de Vídeo. Colaboradora do Coletivo Audiovisual do Titanzinho, atuando, inicialmente, na III Mostra AudioVisual, em 2014 e nas sessões do  Cine Ser Ver Luz, em 2015. Também é colaboradora de trabalhos realizados na Escola Porto Iracema das Artes, dentre eles o videoclipe "Ele queria ser santo", da cantora, atriz e radialista cearense Marta Aurélia; e os curtas "Eu? Rua!" e "Encruzilhada". Atualmente compõe a equipe de um documentário que faz um levantamento da história da música autoral cearense, investigando as raízes e a atual cena local. O documentário está sendo dirigido pelo roteirista, diretor e poeta, Nirton Venâncio. Atualmente, atua no projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza e no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult.

Bruno Ribeiro – Spot – iniciou no graffiti de rua em 2008, desde então, dedica­se à pintura urbana e o aprimoramento da técnica. Participou de inúmeros encontros voltados à arte, em Fortaleza e em outras cidades do Brasil, dentre muitos se destacam: ‘Mostra “Ocupação – O Grafite no MAUC, em 2012, Semana do Graffiti em Fortaleza ­ 2013 e Festival Concreto de arte urbana – 2013. Com estilo próprio, bastante característico. Tem como base principal de formação no graffiti a vertente letra, porém sempre tramitando entre letras e personagens. Atualmente, atua no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Samuel Brasileiro é formado em Cinema pela Universidade Federal do Ceará. É diretor do curta­metragem "Lição de Esqui" premiado no 46o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e é um dos diretores e  roteiristas do longa­metragem coletivo "O Animal Sonhado", que teve a sua estreia na 18o Mostra de  Cinema de Tiradentes. Em 2013, foi selecionado para a 8a edição do Talent Campus Buenos Aires. Durante  o segundo semestre de 2014, atuou como professor efetivo de audiovisual da Rede Cuca ministrando cursos livres nas áreas de roteiro, câmera e edição. Participou como artista convidado no projeto Serviluz das  Artes aprovado no edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza e colabora  como crítico e curador do projeto Cine Ser Ver Luz ­ aprovado no edital de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Atualmente é integrante da produtora Praia à Noite e curador do Cine Caolho.

Ivan da Silva é graduando em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Desenvolve pesquisa em Ensino de Artes Visuais; onde tem como objeto de estudo a produção de poéticas – sendo a memória sua base de investigação. Trabalha com fotografia/performance, gravura, objeto e desenho. Foi bolsista de iniciação a docência pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) onde desenvolveu quatro oficinas: “Oficina de Experimentações Artísticas” (2014), “Cosplay: o Individuo e  o Meio” (2014), “IlustraBira” (2015) e “Conversando com a Arte Abstrata” (2015). Atualmente, atua no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Gerardo dos Santos Rabelo é fotografo e realizador audiovisual amador, atuando no Coletivo AudioVisual e na Associação dos Moradores do Titanzinho. Participou da ONG Encine – Comunicação para leitura de mundo e, mais recentemente, na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza ICA|UFC, onde colaborou com a realização das Oficinas e Mostras AudioVisuais, no bairro. Participa da Pesquisa Coletivo AudioVisual do Titanzinho ­ Cine Ser Ver Luz, no PPGArtes ICA|UFC. Jogador apaixonado por Xadrez e Agente de Saúde, no bairro Serviluz, em Fortaleza. Atualmente, coordena o Projeto Cineclube Ser Ver Luz aprovado no Edital Cinema e Vídeo Secult e Colabora no Projeto Serviluz das Artes ­ aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza. Graduado em Ciências Contábeis na Faculdades Nordeste) – FANOR em 2011. Graduando no Curso de Matemática, na Universidade Estadual do Ceará. – UECE.

Pedro Fernandes – é o coordenador da Associação dos Moradores do Titanzinho, atuando no Coletivo Audiovisual e no Conselho Popular do Serviluz. Participou dos Projetos Serviluz sem Fronteiras e Farol da Memória e, mais recentemente, na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza ICA|UFC, onde colaborou com a realização das Oficinas e Mostras AudioVisuais, no bairro. Na III Mostra apresentou um ensaio fotográfico produzindo em viagem realizadas por diversos países durante nove meses. Diretor do vídeo “Ibioara” – realizado através de edital público pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. O vídeo Ibiora compos a Coletânea Fortalezas que traz doze histórias baseadas em fatos reais de personagens que reinventam o cotidiano urbano. Participa com fotografias do livro “Arte que Inventa Afetos” aprovado no Edital de Livro da Universidade Federal do Ceará, 2014. Atualmente, atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e colabora com o projeto Serviluz das Artes aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Maria Fabiola Gomes ­ é graduada em Letras/Francês pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Cursa o oitavo semestre da Graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará. Em 2014 trabalhou como produtora cultural na Escola Porto Iracema das Artes. Integrou o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia ­ Grim, na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com as Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza, onde participou como bolsista PIBIC­FUNCAP. Participa da Pesquisa Coletivo AudioVisual  do  Titanzinho  ­Cine  Ser  Ver  Luz  e  colabora  com  a  pesquisa  Artes  e  Espaço Comum–IntenCidades, ambas no PPGArtes ICA|UFC. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras estudando  na Université Rennes II, no domínio das Artes do Espetáculo com foco nos Estudos Cinematográficos. Atualmente trabalha em Brasília.

Ana Paula Veras é graduanda em Cinema e Audiovisual na UFC. Participou do curso “Vídeo ao vivo:  vídeo arte, instalações e projeções”, no Porto Iracema das Artes, explorando novas formas de criar e editar vídeos através de softwares, projeções e superfícies de vídeo multicanal e do workshop “Ocupações”, no CCBNB. Atualmente, é bolsista PIBIC ­ Funcap do projeto de pesquisa e intervenção Coletivo AudioVisual do Titanzinho ­ Cine Ser Ver Luz, no PPGArtes ICA|UFC e no projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no edital  de  Cinema  e  Vídeo  da  Secretaria  de  Cultura  do  Estado  do  Ceará.  Também  colabora com         o projeto Serviluz das Artes aprovado no edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude  de Fortaleza.

Deisimer Gorczevski é professora no Programa de Pós­Graduação em Artes e na Graduação do Instituto de Cultura e Arte|Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia ­ Grim. Coordenou a pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza em parceria com a Associaçao dos Moradores do Titanzinho, em Fortaleza e a ONG Camp – Educação Popular e a UFRGS, em Porto Alegre. Realizou Residência de Pesquisa em Artes, na Artexte, em Montreal, Canada. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos­RS, com bolsas CNPq|CAPES. Doutorado­sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo em Artes e o LAMUR ­ Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas, no PPGArtes, onde realiza as pesquisas Arte|Espaço Comum| IntenCidades e Coletivo AudioVisual Titanzinho – Cine Ser Ver Luz. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

2.    Coral do ICA (19/11, às 18h)

O Coral do Instituto de Cultura e Arte - ICA da Universidade Federal do Ceará iniciou as suas atividades em abril de 2012. Inicialmente, o coral foi criado com o intuito de promover a prática do canto coletivo entre os estudantes dos diversos cursos que compõem o ICA. Como um projeto em extensão, o Coral do ICA atualmente recebe estudantes de graduação das mais diversas áreas, assim como pessoas da comunidade. No repertório, o Coral do ICA tem se dedicado ao estudo da Música Popular Brasileira e, atualmente, dando ênfase à obra do compositor bahiano Dorival Caymmi, apresenta-se em homenagem aos seus 100 anos de nascimento. O repertório é uma pequena amostra de um espetáculo cênico-musical que está sendo montado e será estreado em janeiro de 2016 com o nome de “Saudades da Bahia”. Atualmente, o grupo possui direção musical de seu criador, o Professor Dr. Gerardo Viana Júnior. Os ensaios e a preparação vocal do grupo são realizados em conjunto com um grupo de bolsistas e estudantes do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

 

VOZES DO DEBATE - CONVIDADOS ESPECIAIS

Conheça os pesquisadores e convidados especiais que discutirão a relação entre infância, juventude e mídia no Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens, que ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, no Banfica), na Universidade Federal do Ceará.

v CONVIDADOS ESPECIAIS:

  1. Lucas Vieira: Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará, 26 anos, integrante da Juventude Kalunga.
  2. Martha Vecchia: Professora da rede pública estadual do Ceará.
  3. Mirtes Aquino: Mãe integrante do Movimento Infância Livre de Consumismo.
  4. Nicolly Alencar Barros, 12 anos, aluna do Colégio Sapiens.
  5. Yasmin Pereira: Estudante, 10 anos, gerente do Memorial do Homem Cariri, da Fundação Casa Grande.
 

VOZES DO DEBATE - DEBATEDORES

Conheça os pesquisadores e convidados especiais que discutirão a relação entre infância, juventude e mídia no Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens, que ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, no Banfica), na Universidade Federal do Ceará.

v Debatedores

1.    Ana Márcia Diógenes (FA7): Jornalista, mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012), Especialista em Responsabilidade Social pela Faculdade Integrada do Ceará (2004). Atuou no Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF, de 2000 a 2008 como Oficial de Comunicação, e de 2008 a 2012 como Coordenadora para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. É professora da Faculdade 7 de Setembro (CE) e consultora em comunicação, responsabilidade social e direitos de crianças e adolescentes.

2.    Ângela de Alencar Araripe Pinheiro (UFC): Psicóloga, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(2001). Professora associada da UFC, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Desde 1986, atua no Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec). Atualmente coordena o projeto de pesquisa Criança e Infância no Movimento dos Trabalhadores sem Terra. É autora de diversas publicações, entre elas o livro “Criança e Adolescente no Brasil: Porque o Abismo entre a Lei e a Realidade” (2006).

3.    Catarina Oliveira (UECE/UFC): Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Professora adjunta XI da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Tem experiência em extensão universitária onde tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas, movimentos sociais e ONGs. Integrou a pesquisa In(ter)venções audiovisuais das juventudes em Fortaleza e Porto Alegre (2011-2013).

4.    Fátima Vasconcelos (UFC): Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/Paris XIII (2001). É professora Associada II do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC, no qual coordena o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Discurso e Identidades nas Práticas Educativas). Atua na docência da graduação e pós-graduação, extensão e pesquisa na área das práticas lúdicas numa abordagem cultural, na educação infantil, nos estudos da linguagem no enfoque discursivo e nos estudos culturais voltados para a problemática das identidades étnico-raciais e políticas de ação afirmativa.

5.    Glícia Pontes (UFC): Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2004), com habilitação em Publicidade e Propaganda. Docente da Universidade Federal do Ceará. Autora da tese “Liberdade de expressão comercial: autorregulamentação como estratégia corporativa do setor publicitário” (2015).

6.    Glória Maria dos Santos Diógenes (UFC): Socióloga, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2013). É professora Associada IV do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório das Juventudes (LAJUS) do Diretório de Pesquisa do CNPq e coordenadora geral do Laboratório das Juventudes (LAJUS-UFC). Atualmente coordena o projeto de pesquisa Arte Urbana, Grafitti e Pixação: Cidade e Ciberespaço.

7.    Idilva Maria Pires Germano (UFC): Psicóloga, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). É professora Associada da UFC no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no curso de graduação em Psicologia. Coordena o projeto de pesquisa Modos de Ver, Modos de Ser: imagens e narrativas de si em redes sociais.

8.    Luciana Lobo (UFC): Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É Professora Associada II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Coordena o programa de extensão “Tvez: educação para o uso crítico da mídia”.

9.    Rejane Batista Vasconcelos (UFC): Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010), mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1979). Professora do curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza e do curso de Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Atua na área dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Co-organizadora do livro “NUCEPEC 30 anos, 30 ideias - reflexões e práticas sobre infância, adolescência e juventude” (Edições UFC, 2015).

10. Rodrigo Nejm (Safernet): Psicólogo, doutorando em Psicologia na Universidade Federal da Bahia, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Paris V (2014). Trabalha como psicólogo e diretor de educação na Safernet Brasil, responsável pela criação de materiais pedagógicos para promoção da cidadania digital e proteção aos Direitos Humanos na Internet. Ministra cursos para educadores e operadores do direitos no âmbito dos aspectos psicossociais da apropriação da Internet por crianças e adolescentes. Membro colaborador nos grupos de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do CETIC.br/CIG.br.

 


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