Resolução do Diário Oficial considera abusiva toda publicidade direcionada às crianças
O texto completo, disponível aqui, diz que “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor.
A resolução lista os seguintes aspectos que caracterizam a abusividade:
- linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores;
- trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança;
- representação de criança;
- pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil;
- personagens ou apresentadores infantis;
- desenho animado ou de animação;
- bonecos ou similares;
- promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil;
- promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil.
Com a resolução, a partir de hoje fica proibido o direcionamento à criança de anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners e sites, embalagens, promoções, merchandising, ações em shows e apresentações e nos pontos de venda.
O texto versa também sobre a abusividade de qualquer publicidade e comunicação mercadológica no interior de creches e escolas de educação infantil e fundamental, inclusive nos uniformes escolares e materiais didáticos.
Para o Conanda, composto por entidades da sociedade civil e ministérios do governo federal, a publicidade infantil fere o que está previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código de Defesa do Consumidor.
O Instituto Alana integra o Conanda, na condição de suplente, e contribuiu junto aos demais conselheiros na elaboração e aprovação desse texto.
“A partir de agora, temos que fiscalizar as empresas para que redirecionem ao público adulto toda a comunicação mercadológica que hoje tem a criança como público-alvo, cumprindo assim o que determina a resolução do Conanda e o Código de Defesa do Consumidor”, afirma Pedro Affonso Hartung, conselheiro do Conanda e advogado do Instituto Alana. “É um momento histórico. Um novo paradigma para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil”, comemora Pedro.
[Fonte: Instituto Alana (tumblr)]
Defesa de Dissertação - Maria Clara MonteiroNa próxima segunda acontecerá a defesa da Dissertação de Mestrado da aluna Maria Clara Monteiro, que apresentará o trabalho intitulado: Leituras de Jovens Sobre a Publicidade e Sua Influência nas Práticas de Consumo na Infância e na Idade Adulta. VI Encontro NUCEPECO NUCEPEC/UFC (Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Crianças) realizará no próximo dia 23 de abril a solenidade de abertura do seu VI Encontro, em comemoração aos 30 anos de atividade do núcleo. Crianças Criam Campanha Publicitária Para Salvar Os Pandas
Agora, o projeto Pets4Pets resolveu usar todas essas qualidades infantis para desenvolver uma nova campanha publicitária. Durante todas as etapas do processo de criação, 80 crianças foram consultadas e contribuíram ativamente. Trabalhando com a agência italiana Leo Burnett, as crianças foram incumbidas de participar de uma campanha da WWF Itália. Elas deviam sugerir ideias que alertassem sobre a situação dos ursos pandas, que correm sério risco de extinção, para mídia impressa, rádio e TV. Os jovens participantes foram incentivados a ir fundo em seus conceitos e criar o maior número possível de peças, que se transformariam em esboços para a campanha. Uma vez que as melhores ideias foram selecionadas, os pequenos trabalharam em conjunto com designers profissionais da agência, que finalizaram os anúncios de modo que os adultos pudessem entender. O projeto resultou em dois comerciais de TV, quatro spots de rádio e oito campanhas impressas. O vídeo abaixo documenta o processo:
[Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios] Lançamento do Livro - "A Comunicação na Educação"No dia 2 de abril acontecerá no auditório Paulo Emilio (ECA/USP) o lançamento do livro “A Comunicação na Educação” do escritor, semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, nascido na Espanha, Jesús Martín Barbero. O evento será marcado por um debate com a participação do autor do livro via Skype, além da presença de José Luiz Braga (UNISINOS) e Adilson Citelli (ECA/USP). E mediando o debate estarão presentes Ismar Oliveira Soares (ECA/USP) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA/USP). |