Bem-vindo ao site do GRIM, aqui você irá encontrar informações sobre o grupo, suas pesquisas e demais trabalhos relacionados.

Boa navegação!

Anunciantes restringirão marketing infantil

mcf

A World Federation of Advertisers (Federação Mundial de Anunciantes) anunciou nesta segunda-feira, 22, que os CEOs das empresas líderes globais nas vendas de alimentos e bebidas não-alcóolicas, membros da International Food & Beverage Alliance (IFBA - Aliança Internacional de Alimentos & Bebidas), estão assumindo uma agenda de compromissos globais no campo do marketing destinado às crianças nessas categorias de produtos.

A entidade enviou a Margaret Chan, diretora da Organização Mundial de Saúde, uma carta na qual detalha um pacote de medidas que serão adotadas nos próximos anos. Esse pacote inclui reformulações de produtos e inovação, assim como uma abordagem global comum no sentido da publicação de informações nutricionais nas embalagens, em pontos de venda e em outros canais.

Além disso, as políticas globais de marketing da IFBA, instituídas desde 2009, serão expandidas, o que significa que os membros só podem anunciar produtos que vão ao encontro do critério “better for you” (“mais saudável para você”, em tradução livre) ou evitar marketing de todos os produtos para crianças menores de 12 anos de idade. A política abrange TV, mídia impressa, escolas, internet e websites das empresas.

A nova postura, adotada em 2014, aperta o cerco em três áreas principais. Em primeiro lugar, cobrirá praticamente todas as mídias, uma vez que inclui rádio, cinema, marketing direto, mobile, SMS, games, DVD/CD-ROM e product placement. Em segundo, garantirá que algumas técnicas de marketing, como personagens licenciados, personagens de filmes e celebridades somente sejam usadas para crianças com menos de 12 anos, desde que estejam dentro do critério “better for you”. Por fim, os associados da IFBA procurarão estabelecer padrões nutricionais comuns para definir o que estará sob o rótulo “better for you” (como algumas companhias já fizeram em algumas regiões, como União Europeia, Estados Unidos e Cingapura).

Entre os associados da IFBA, há um grupo das onze empresas mais fortes, composto por McDonald’s, PepsiCo, Coca-Cola, Kellog, Mars, Nestlé, Mondelez, Unilever, Ferrero, Grupo Bimbo e General Mills. “As maiores companhias de alimento e bebida têm controles estritos sobre como se comunicam com públicos mais jovens. Este reforço das políticas globais da IFBA demonstra o grau de extensão em que os membros da entidade estão assumindo suas responsabilidades no que diz respeito ao marketing para crianças”, afirmou Stephan Loerke, diretor da World Federation of Advertisers.

Os novos padrões de marketing para crianças, que entram em vigor até o fim de 2016, passam a constituir o critério mínimo global para todas as empresas associadas à IFBA.

[Fonte: Meio&Mensagem]

 

Grim no UFC TV

A UFC TV esteve no Grim para saber um pouco mais da  pesquisa que quer conhecer o comportamento dos jovens brasileiros na internet.

Se você tem entre 18 e 24 anos e ainda não respondeu a pesquisa, acesse e colabore conosco: http://www.redebrasilconectado.com.br/

 

Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação

educ

Para mais informações, acesse: www.anhembi.br/seminario

 

[LANÇAMENTO] Cozinhando no Quintal

Uma dica para quem estiver em São Paulo em outubro é acompanhar o lançamento do livro "Cozinhando no Quintal" com participação da autora Renata Meirelles.

quintal

 

Marca cria comida saudável com embalagem de junk food para atrair a atenção das crianças

gondola

Por Vicente Carvalho

Segundo o site Prevention Institute, para cada propaganda de comida saudável direcionada à criança (como de frutas e vegetais), existem outras 50 campanhas de junk foods destinada diretamente aos pequenos .A indústria de publicidade de junk foods para crianças é bilionária, e funciona: quanto mais anúncios as crianças veem, mais elas comem.

Mas então, porque não usar o poder de persuasão desse estilo de propaganda (que inclui personagens, universo lúdico, cores vibrantes, etc) e tentar vender comida saudável para as crianças? Essa foi a estratégia adotada pela empresa Bolthouse, uma das maiores produtoras de cenouras pequenas e sucos dos EUA.

Eles resolveram utilizar nos seus displays de ponto-de-venda nos supermercados os mesmos estilos das embalagens de junk foodies que conhecemos, vendendo suas cenouras pequenas e smoothies de frutas sem açúcar em displays coloridos e atrativos para os pequenos.

gondola 2

“Acreditamos que “roubar o estilo junk food” é uma maneira de fazer esses tipos de alimentos (os saudáveis) mais emotivos, mais acessíveis, mais desejáveis, mais vendáveis, de forma a aumentar o consumo global”, diz Todd Putman, chefe comercial diretor da Bolthouse Farms em entrevista para a Fast Company.

emb 1

emb 2

emb 3

emb 4

A empresa tem se mostrado muito coerente em seu discurso de transformar todo o poder de persuasão da publicidade, mas para um fim mais saudável e menos obscuro. Abaixo, um vídeo onde eles falam um pouco sobre o posicionamento da empresa:

[Fonte: hypeness]

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 6 visitantes online