Segunda oficina do projeto Comunicação para a Cidadania no Cuca Mondubim

segunda oficina

A segunda oficina do projeto Comunicação Para a Cidadania no Cuca Mondubim teve como tema Juventude e Internet. Ministrada no dia 21 de outubro pelos recentemente mestres Thinayna Máximo e Nut Pereira, a oficina contou com cerca de 15 jovens comunicadores da rede cuca participantes, além de alguns integrantes do GRIM e da Diretoria de Comunicação da Rede Cuca.

O diálogo iniciou-se com a apresentação de cada participante, onde além de dizer seus nomes e características que achavam pertinentes, compartilharam também como eles usavam particularmente a internet. As respostas giraram principalmente em torno da comunicação, pesquisas acadêmicas ou não, rapidez no compartilhamento de informações e entretenimento. Surpreendentemente a maioria afirmou estar afastada das redes sociais mais populares como facebook e focar apenas em redes que facilitam a comunicação como o whatsapp.

O foco da oficina foi no YouTube, e após todos mostrarem o quão familiarizados são com a rede social, foram apresentados alguns dados sobre ela pelos facilitadores, como, por exemplo, hoje em dia há uma convergência de mídias entre a televisão e a internet. YouTubers, digital influencers e os famosos os youtubers mirins, mostrando quais riscos essa atividade esconde.

Um dos facilitadores da oficina, Nut Pereira, contou como foi sua experiência no Cuca Mondubim:

“A oficina foi mais um momento de muito aprendizado tanto pra quem participa quanto pra nós que somos membros do GRIM. Chegar nesses espaços com um conhecimento que é fruto do que nós estudamos na universidade, a gente também aprende muito ao ouvir o que esses jovens têm a dizer. No nosso caso, eu e a Thinayna apresentamos uma oficina sobre juventude e internet, então nós levamos alguns casos relacionados a essa atual presença dos jovens na rede com foco nos youtubers, envolvendo questões acerca dos limites da exposição online, e a Thinayna trabalhou alguns aspectos relacionados a privacidade como escolha e também como direito. Então a partir daí tivemos uma roda de conversa muito interessante onde esses jovens puderam falar muito da vivência que eles possuem nesse ambiente online, dos riscos que eles enxergam, das experiências pelas quais eles passaram, e isso tudo é bastante enriquecedor pra eles e pra nós, porque nós passamos a entender como que se dá essa apropriação da rede por esses jovens. Ouvir o que esses jovens têm a dizer traz um ganho a mais pra essas pesquisas porque é nesses momentos que a gente percebe como é que tudo que a gente pesquisa na teoria ganha forma no mundo real.”

A próxima oficina acontecerá na próxima quarta-feira, 28, e terá como tema Gênero e Mídia. Para mais informações, é só clicar neste link.

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 1 visitante online