Finalizada mais uma edição do Jubra em parceria com o GRIM

Jubra

O Jubra, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, teve sua sétima edição encerrada ontem (15). O Grim, foi um dos parceiros na realização do VII Jubra junto com a Rede Jubra, o Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, o Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação, o Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade, o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o TVEZ, Programa Educação para o Uso Crítico da Mídia, todos da UFC.

Envolvido com a construção coletiva do VII Jubra desde 2015, o Grim foi responsável ainda pela coordenação da Comissão de Comunicação, apresentação de trabalhos e participação em mesas redondas.

O estudante de publicidade e integrante do Grim, George Torres, conta como foi sua experiência participando da Comissão de Comunicação do VII Jubra: “Foi uma experiência incrível poder entrar em contato com tantas pesquisas, tantos debates, e perceber como os espaços do Jubra dialogam diretamente com o que a gente discute no Grim e como o estudo e entendimento das juventudes é importante para diminuir as desigualdades. Amei a experiência, foi cansativa mas incrível”.

Calebe Rodrigues, estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará foi um dos monitores do VII Jubra. Para ele, foi uma experiência engrandecedora participar do Simpósio: “Enquanto jovem e morador de periferia, foi extremamente necessário poder construir esse evento acadêmico que deve ter como objetivo não só produzir e discutir sobre a juventude brasileira, mas também discutir isso junto com a juventude. Feliz e realizado em construir o simpósio.”

A abertura do VII Jubra, que contou com mais de 1.500 inscritos, aconteceu no sábado (12), no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, com a apresentação do Coral da UFC, seguida da mesa de abertura que contou com a participação dos organizadores do Jubra 2017. A professora Veriana Colaço, presidente da comissão local do evento, destacou a importância da realização dessa edição do simpósio principalmente para dar visibilidade à questões políticas da juventude.

O professor e pesquisador português Vitor Sérgio Ferreira, da Universidade de Lisboa, fez conferência de abertura, com o tema “Jovens e Gerações em Tempos de Crise”. O conferencista fez uma análise sobre como a juventude lida com os atuais tempos de crise em que estão inseridos, quando comparados com as gerações passadas.

Apresentações dos Grupos de Trabalhos (GTs), 31 ao todo, marcaram o segundo dia do VII Jubra, no domingo (13). Foi um momento de aprendizado tanto para o público quanto para organizadores de grupos. Os grupos discutiram sobre a juventude a partir de várias vertentes. As discussões aconteceram das 08h às 18h, na Universidade Federal do Ceará - Campus Benfica.

Já a Mostra Cultural do Jubra, com apresentações musicais, feira de artesanatos e uma diversidade de manifestações artísticas, aconteceu no período da tarde na Praça do Ferreira. Um dos momentos de destaque da Mostra, foi o show comemorativo aos 20 anos de história da banda Cidadão Instigado, no Cineteatro São Luiz.

A assembléia de criação da Rede Jubra marcou o terceiro dia de atividades do VII Jubra, na segunda-feira (14). A Rede Jubra tem como objetivo mediar e facilitar a troca de produções científicas e acadêmicas entre pesquisadoras(es) das áreas relacionadas à juventude, dando assim, voz e força a questões que remetem aos direitos da juventude brasileira, bem como sua participação política no país. A Minuta com todas as informações sobre a criação da Rede jubra está disponível neste link e foi discutida durante a assembléia, servindo como base para as deliberações feitas para o Estatuto.

A manhã do último dia do VII Jubra prosseguiu ainda com mesas-redondas e simpósios, como o de Juventude e Movimentos Sociais, que contou com a participação do pesquisador Ronaldo Araújo, da UFPA e da estudante secundarista do Paraná, Ana Júlia Ribeiro. A solenidade de encerramento, às 14h, foi coordenada pela professora Veriana Colaço, que fez um agradecimento a todos os envolvidos na organização, especialmente aos monitores. Foi exibido ainda um vídeo em homenagem à atuação do grupo de monitoria e um vídeo com os principais momentos do evento.

Para mais informações sobre o VII Jubra, basta acessar o site e página no Facebook.

Nós temos 1 visitante online