Grim debate cena cultural voltada à infância no Estado

Os desafios da produção cultural  — sobretudo, teatral — no Estado voltado às crianças foram tema da reunião desta quinta-feira, 3, do Grim. O encontro contou com a participação de Emídio Sanderson, integrante do Grupo de Trabalho (GT) Cultura Infância, a fim de debater o I Edital Cultura Infância, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), parte do Plano Estadual de Cultura para a Infância. A experiência de quem também é produtor do Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) serviu de mote para uma reflexão sobre ações que possam oxigenar um cenário pautado por formatos batidos e pouco público.

Foram debatidas as mesmices da cena cultural no Estado, refém de uma indústria cultural que estereotipa a infância, com lugares comuns de humor pastelão e maniqueísmo moralista, por exemplo. O resultado é uma cena cultural de baixa qualidade, legitimada por um pensamento absurdo de que "para criança, qualquer coisa serve".  Peça que destoem dessas características não raro causam estranhamento e antipatia.

São percalços que o edital procura driblar. Um milhão de reais serão divididos para 26 projetos, distribuídos em três categorias: a) criação, produção e fruição; b) pesquisa e formação; e c) memória cultural. Até o momento, o edital não foi publicado, mas está aberto à consulta pública desde o dia 12 de outubro último. O texto na íntegra pode ser lido em: http://culturadigital.br/cpe/cultura-infancia/

A importância da inciativa é realçada  pelo seu pioneirismo em enfocar a infância em um país onde 55% das pessoas não realizaram nenhuma atividade cultural em 2014 e cerca de 90% não assistiram a um espetáculo de teatro nem de dança, segundo pesquisa de 2015 sobre hábitos culturais realizada pelo Sesc. Cabe ao Poder Público lembrar suas responsabilidades no fomento e promoção cultural, conforme determina o artigo 23 da Constituição Federal e o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, por exemplo.

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 5 visitantes online