Dissertações defendidas neste fim de setembro estudam representação da infância em mídia social e experiências de educomunicação

O fim de setembro traz duas defesa de dissertações com a marca do Grim no Programa de Pós Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na quarta-feira, 28, ocorre a defesa de O Menino Sebosinho: A estratégica representação de infância na página Suricate Seboso, do pesquisador do Grim, João Victor Melo Sales. Já na sexta-feira, 30, é a vez de Thiago Mena Barreto Viana, com Processos avaliativos mídia-educação: análise dos processos avaliativos de dissertações publicadas na BDTD nos últimos 10 anos. Ambos os trabalhos foram orientados pela coordenadora do Grim, Inês Vitorino.

As dissertações discorrem sobre dois temas que o Grim acompanha de perto: a representação infantil em redes sociais e experiências de educomunicação. Em O Menino Sebosinho: A estratégica representação de infância na página Suricate Seboso o objetivo é identificar os "principais efeitos de sentido embutidos nas estratégias de construção dessa representação de infância no conteúdo da página", como explica o autor. Para isso, foram analisadas 50 postagens da pagina, assim como seus respectivos comentários. Além disso, os produtores da página também foram entrevistados.

Criada em 2012, a página do Facebook Suricate Seboso, alcançou milhares de seguidores com uma receita que se vale elementos regionalistas para fazer humor. Muitas das postagens tem como mote cenas do cotidiano infantil, como brincadeiras e relações com os pais, despertando a nostalgia de muitos seguidores. Isso fica ainda mais evidente nas tramas de um dos principais personagens: o Sebosinho, uma representação do que seria o típico menino cearense.

"A pesquisa destaca sobretudo três efeitos principais, que são fatores que ajudam a explicar o sucesso de público alcançado pela página: a produção de processos de identificação, a evocação do sentimento de nostalgia e a publicização do privado", continua João Victor.

Experiências/políticas mídia-educativas

Dois dias depois da defesa de João Victor, será a vez da apresentação de Processos avaliativos mídia-educação: análise dos processos avaliativos de dissertações publicadas na BDTD nos últimos 10 anos, de Thiago Mena Barreto Viana. A pesquisa teve como intuito checar se trabalhos que estudam experiências/políticas mídia-educativas no espaço escolar possuem parâmetros claros para conferir seus resultados.

O autor aponta não haver clareza nesses parâmetros. "O que constatamos é um resultado geral, sempre positivo, das práticas realizadas", afirma o autor. No entanto, ele pondera que valores tradicionais de avaliação, como estatísticas, não dão conta de avaliar experiências que se propõem, justamente, a "novas formas de pensar e agir".

"De fato, os pesquisadores não são claros em suas avaliações. Mas nossas leituras também nos revelaram que uma avaliação em mídia-educação também não pode ser feita apenas com base em números e indicadores. Não podemos pensar numa prática que busque uma nova forma de pensar e agir se ainda nos baseamos pelas formas antigas de avaliar o processo".

Saiba mais

DATA: 28/09/2016

HORA: 15:00

LOCAL: Sala de Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em História da UFC.

DATA: 30/09/2016

HORA: 09:00

LOCAL: Sala de Videoconferência da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.