VOZES DO DEBATE - PESQUISADORES

Conheça os pesquisadores e convidados especiais que discutirão a relação entre infância, juventude e mídia no Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e jovens, que ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, no Banfica), na Universidade Federal do Ceará.

v Equipe GRIM – Pesquisadores sêniors

1.    Inês Vitorino: Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infãncia, Juventude e Mídia (GRIM - UFC) e o Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia. Coordena as pesquisas “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça; “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência”; e o “Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, na Alemanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - Compós (biênio 2014-2015). Autora do livro “Televisão, Publicidade e Infância” (Annablume, 2004) e co-autora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil” (Ed.Insular, 2012). Organizou as coletâneas “Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação”(E-papers, 2006).

2.    Andrea Pinheiro: Membro do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integra as pesquisas “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça, “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência” e o “Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Concluiu doutorado (2014) e mestrado (2006) em Educação Brasileira (UFC). Professora do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Coautora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil” (Ed.Insular, 2012) e das coletâneas “Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação” (E-papers, 2006) e “Polifonias: vozes, olhares e registros na filosofia da Educação” (Editora UFC, 2005). Integrou por dez anos a Rede de Comunicadores Solidários (Pastoral da Criança/UCBC).

3.  Deisimer Gorczevski: é professora no Programa de Pós­Graduação em Artes e na Graduação do Instituto de Cultura e Arte|Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia ­ Grim. Coordenou a pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza em parceria com a Associaçao dos Moradores do Titanzinho, em Fortaleza e a ONG Camp – Educação Popular e a UFRGS, em Porto Alegre. Realizou Residência de Pesquisa em Artes, na Artexte, em Montreal, Canada. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos­RS, com bolsas CNPq|CAPES. Doutorado­sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo em Artes e o LAMUR ­ Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas, no PPGArtes, onde realiza as pesquisas Arte|Espaço Comum| IntenCidades e Coletivo AudioVisual Titanzinho – Cine Ser Ver Luz. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

4.  Alexandre Barbalho: Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integrou o projeto “In(ter)venções audio-visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre” (2011-2013). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004). É professor adjunto do curso de História, do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. É autor do livro “A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia” (UECE, 2013).

5.  Alessandra Alcantara (Unifor): Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), na Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordena a pesquisa “TICS e Espaços sociais: A tecnologia na vivência lúdica infantil”. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2014), autora da tese “A vivência lúdica da criança na Internet”. É professora da Universidade de Fortaleza. Autora dos livros “Culturas Infantis do Consumo - Práticas e Experiências Contemporâneas” (2014) e co-organizadora do livro “Mídia de Chocolate-Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação” (2006).

 

v Equipe GRIM – Pesquisadores voluntários

1.    Ana Cesaltina Barbosa Marques: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), colabora com a pesquisa “TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005). É autora da dissertação “Praça Portugal como lugar: negociações de sentidos em encontros presenciais e mediados pelo computador” (2010), que investigou interações online e off-line de grupos juvenis em Fortaleza (CE).

2.    Evilene Abreu: Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Estácio do Ceará (2010). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará ­ UFC (2015), na linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócio­Culturais. Integrante do grupo de pesquisa Mídia,  Cultura e Política e da pesquisa "In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre" do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), no período de 2011­2013. Tem realizado estudos na área da comunicação e juventudes com ênfase nas seguintes temáticas: juventude rural, cultura, comunicação alternativa, agroecologia e intervenções audiovisuais.

3.   Maria Fabiola Gomes ­ é graduada em Letras/Francês pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Cursa o oitavo semestre da Graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará. Em 2014 trabalhou como produtora cultural na Escola Porto Iracema das Artes. Integrou o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia ­ Grim, na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com as Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza, onde participou como bolsista PIBIC­FUNCAP. Participa da Pesquisa Coletivo AudioVisual  do  Titanzinho Cine Ser Ver Luz e colabora com a pesquisa Artes e  Espaço Comum–IntenCidades, ambas no PPGArtes ICA|UFC. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras estudando  na Université Rennes II, no domínio das Artes do Espetáculo com foco nos Estudos Cinematográficos. Atualmente trabalha em Brasília.

4.    Jessica Barbosa dos Santos ­ Bacharela em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará, foi bolsista PIBIC­FUNCAP nas pesquisas "In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre" do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM); e "Mapeamento e análise das trilhas de navegação e leitura dos alunos em artefatos digitais de disciplinas de Matemática e Letras na modalidade EaD" do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER). Atualmente,       é designer e roteirista/diretora audiovisual no Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

5.    João Victor Sales: Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), colaborador do projeto de pesquisa “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência”. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, onde desenvolve investigação sobre identidade regional entre jovens na Internet. Autor da monografia “Recreio: uma revista brinquedo”, apresentada para graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2013).

6.    Nut Pereira de Miranda: Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), integrante da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É autor da monografia “A Criança como Agente de Comunicação: o direito à expressão tematizado no TV Piá”, apresentada para graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará. É coautor do livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil" (Insular, 2012).

7.    Sabrina Késia de Araújo Soares – é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Comunicação Social ­ Publicidade e Propaganda na Faculdade Participou na pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre, no Grupo de  Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia – Grim. Participa da pesquisa Artes | Espaço Comum | IntenCidades e do Grupo de Estudo no Mestrado em Artes no PPGArtes ICA|UFC. Integrante do Coletivo Aparecidos Políticos, coletivo de intervenção urbana que trabalha a memória dos desaparecidos do período da ditadura civil­militar brasileira. Atualmente, coordena o  projeto  Serviluz  das  Artes,  aprovado  no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Coletivo Audiovisual do Titanzinho.

8. Thinayna Máximo: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integra a pesquisa “TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Autora da monografia “Culturas Digitais de Crianças e Adolescentes: potencialidades e riscos”, apresentada para graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2014).

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 1 visitante online