Seleção para bolsista do Grim 2015-2016

seleção grim

Caros (as) estudantes,

o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM) está com inscrições abertas para a seleção um bolsista para atuar na pesquisa:

"CULTURAS DIGITAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: POTENCIALIDADES E RISCOS"

Eis um breve resumo do que trata a pesquisa:

O projeto ora proposto tem como objetivo avaliar os usos e apropriações das mídias digitais por crianças e adolescentes no Brasil, em particular de Fortaleza, considerando os riscos e oportunidades envolvidos nesta relação. A investigação terá como referência a pesquisa EU Kids Online, realizada na Europa, e o levantamento quantitativo que já vem sendo feito no Brasil no projeto Kids Online Brasil, entre 2012 e 2014. Financiada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, a pesquisa EU Kids Online é coordenada por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics, e vem sendo desenvolvida em mais de 25 países, desde 2006. Ela foi norteada por objetivos de intervenção em matéria de segurança, visando fornecer indicações e recomendações, sustentadas em evidências, para políticas públicas nesta matéria, que chegassem às indústrias, às famílias, às escolas, à sociedade e aos cidadãos interessados. O levantamento feito no projeto EU Kids Online, permitiu identificar que maioria dos estudos incidia na caracterização do acesso e dos usos, seguida da caracterização de interesses e atividades, com destaque para o online como recursos educativo, de entretenimento e de relacionamento social, num figurino transversal aos países. Foi assim possível identificar no relatório sobre este levantamento (ver STAKSRUD, LIVINGSTONE e HADDON, 2009) a escassez de atenção a tópicos relacionados com riscos e segurança na internet, ausentes em mais de um terço dos estudos. A pesquisa considerá esses estudos numa perspectiva comparada com a realidade da sociedade brasileira, apoiando-se em dados quantitativos relativos ao cenário nacional, que vem sendo produzido pelo CETIC.BR, e qualitativos sobre acessos e usos e apropriações da mídia por parte de crianças e adolescentes, que serão obtidos mediante a realização de grupos focais em escolas privadas (já realizados) e públicas ( a serem desenvolvidos) com com estes grupos etários em Fortaleza.

Como pré-requisito para o preenchimento das vagas, os estudantes devem estar, pelo menos, no terceiro semestre e terem a possibilidade de ficar ainda por um ano no curso.

O (a) bolsista deve ter disponibilidade, impreterivelmente, as quintas-feiras das 14h as 18h (horário de reunião do grupo).

Quem desejar participar da seleção, deve enviar uma cópia do histórico acadêmico e uma carta de intenções de uma lauda explicando o interesse em participar da pesquisa para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com cópia para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   até o dia 22/07/2015.

Será dada preferência aos estudantes de Jornalismo, Publicidade, Cinema e Audiovisual e Sistemas e Mídias Digitais.