O Grim » Equipe

Equipe

 

 

Pesquisadores Sêniors

 

alex


Prof. Dr. Alexandre Almeida Barbalho - Currículo Lattes

Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC-1993), mestrado em Sociologia pela UFC (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). É professor adjunto do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira.

 

 

 

 

andrea

 

Profª Drª Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante - Currículo Lattes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (1993), trabalhou como repórter do Jornal O POVO e Rádio Extra Produções. Mestre em Educação Brasileira, atualmente faz doutorado no mesmo programa com a pesquisa “Criação e compartilhamento de saberes mediados pelo computador em rede a partir da escola: a perspectiva das culturas juvenis em fluxo”. É professora do Curso Sistemas e Mídias Digitais, da Universidade Federal do Ceará. Integra o Grupo de Pesquisa da Relação, Infância, Adolescência e Mídia, GRIM. Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, educomunicação, infância, juventude e publicidade.


 

 

 

des

 

Profª Drª Deisimer Gorczevski - Currículo Lattes

É professora no Programa de Pós­Graduação em Artes e na Graduação do Instituto de Cultura e Arte|Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia ­ Grim. Coordenou a pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza em parceria com a Associaçao dos Moradores do Titanzinho, em Fortaleza e a ONG Camp – Educação Popular e a UFRGS, em Porto Alegre. Realizou Residência de Pesquisa em Artes, na Artexte, em Montreal, Canada. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos­RS, com bolsas CNPq|CAPES. Doutorado­sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo em Artes e o LAMUR ­ Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas, no PPGArtes, onde realiza as pesquisas Arte|Espaço Comum| IntenCidades e Coletivo AudioVisual Titanzinho – Cine Ser Ver Luz. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

 

 

ines

 

Profª Drª Inês Vitorino Sampaio - Currículo Lattes

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Em 2008, realizou estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá (2008). É Vice-diretora e Coordenadora Acadêmica do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (gestão 2011-2015). Coordenou o projeto de implantacão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, no qual é docente vinculada à linha de mídias e práticas socioculturais. É atual secretária-geral da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação (biênio 2011-2013) . É autora do livro Televisão, Publicidade e Infância (Annablume, 2004), co-autora do livro Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil (Ed.Insular, 2012), tendo ainda organizado as coletâneas Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação ( E-papers, 2006) e Comunicação, Cultura e Cidadania (2012), além de ter publicado dezenas de artigos em periódicos da área. Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM - Núcleo UFC) e o Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia.

 

 

Bolsistas Atuais

 

 

 

Diandra Aparecida Silva Uhde - Currículo Lattes

Graduanda do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como bolsista de monitoria de projetos no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim - UFC).

 

 

 

jéssyca



Jéssyca de Sousa Sena Alcântara - Currículo Lattes

Graduanda do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como bolsista de pesquisa no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim - UFC).

 

 

 

 

 

Lucas Barbosa de Araújo - Currúclo Lattes

Graduando do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo,na Universidade Federal do Ceará — UFC. Atua como bolsistas de monitoria de projetos no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim - UFC).

 

 

 

 

 

Pesquisadores Voluntários Atuais

 


 

Ana Cesaltina Barbosa Marques - Currículo Lattes

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2010); Especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005); Autora da dissertação "Praça Portugal como lugar: negociações de sentidos em encontros presenciais e mediados pelo computador" (2010), que investigou interações online e off-line de grupos juvenis em Fortaleza (CE).

 

 

 

 

chloe

 

Chloé Leurquin - Currículo Lattes

Estudante do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Mobilidade Acadêmica na Université Lumière Lyon II e na Université Paris Sorbonne Nouvelle IV. Participou do Projeto de Extensão Télésorbonne. Foi monitora da disciplina Teorias da Comunicação I. Estagiou na revista semanal de política francesa Marianne. Estagiou na TV Diário, exercendo funções de repórter e de produtora. Atualmente, é bolsista de extensão do Jornal da Educação da Rádio Universitária FM, da Universidade Federal do Ceará e é integrante do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim). Escreve uma Monografia cujo tema é publicização de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em programas policiais televisivos. Ganhou Prêmio na categoria de melhor jornal impresso seriado do Nordeste pelo Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste-Intercom.

 

 

 

joao v

 

 

João Victor Sales - Currículo Lattes

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha na área de Comunicação Institucional da Obra Lumen de Evangelização, em Fortaleza. Atualmente é estudante de Mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisa sobre identidade regional entre jovens na Internet. Integrante do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim). Interesse nas temáticas de comunicação, infância, juventude e cultura.


 

 

maria c

 

Maria Clara Monteiro - Currículo Lattes

Mestrado em Comunicação pelo programa de pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela mesma universidade. Tem experiência dando aula na área de Comunicação, e pesquisando os seguintes temas: publicidade; infância; ética; memória, comunicação, consumo. Participou do projeto de estruturação e implementação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica, na Universidade Estadual do Ceará, trabalhando com inovação e comunicação para apoiar as 17 instituições que fazem parte da rede.

 


 

 

 

marina

 

Marina Maia - Currículo Lattes

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (2011), especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza (2013) e mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Com experiência profissional em Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional na KMA Marketing, Varela Comunicação, VSM Comunicação e Quatro Public Relations, em Telejornalismo na TV Unifor e TV Diário pertencente ao Sistema Verdes Mares de Comunicação e em impresso na Revista Chic - Automóveis e Sociedade. Atendeu clientes de diversos setores como: Feira do Empreendedor do Sebrae 2014, Feira Nacional do Camarão 2014, II Brazilian King Fighter, Mercurius Engenharia, Terra Brasilis Engenharia, Servis Segurança, Nordeste Participações e Empreendimentos, III Encontro de Mineração do Ceará, entre outros. Com interesse em Comunicação Organizacional, Gerenciamento de Crise, Consumo, Infância, Mídia, Indústria Cultural e Endomarketing.

 

 

 

nut

 

 

Nut Pereira de Miranda - Currículo Lattes

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado ao curso de Comunicação Social da UFC. Realiza pesquisas relacionadas à temática da Infância e Adolescência e suas relações com a Mídia desde 2009. É coautor do livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil" (Insular, 2012).


 

 

 

pamela

Pâmela Saunders - Currículo Lattes

Apaixonada pela infância e suas relações com os meios de comunicação, as novas de tecnologia e a cultura do consumo, desde sua graduação, tem se dedicado a essa temática em experiências práticas e teóricas. No âmbito das experiências teóricas, em 2014, concluiu sua pesquisa de doutorado em Comunicação pela Universidade de Vigo (Espanha), na qual estudou a recepção de anúncios publicitários nos jogos on-line por crianças espanholas e brasileiras. Concluiu, também na Universidade de Vigo, um mestrado em Comunicação no qual realizou um trabalho sobre os valores de consumismo e ideal de beleza disseminados no site espanhol da marca Barbie. Além disso, no seu trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, realizou um trabalho no qual analisou o uso do palhaço Ronald McDonald’s na internet como instrumento de fidelização de consumidores infantis.


 

 

thi

 

 

Thinayna Máximo - Currículo Lattes

Mestranda em Comunicação Social e integrante do Grupo de Pesquisa da Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC).

 

 

 

 

 

Bolsistas Anteriores

Janderson Amorim - Currículo Lattes

Graduando em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, Produção em TV e Propaganda. Atuou como bolsista de projetos no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim-UFC).


Thales Praxedes - Currículo Lattes

Graduando em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC-FUNCAP do Grupo de Pesquisa da Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC).

 

Maria Fabíola Gomes - Currículo Lattes

Graduada em Letras/Francês pela UECE, estudante de Cinema e Audiovisual - 6º semestre – Instituto de Cultura e Arte. UFC. Bolsista PIBIC-FUNCAP (2011-2012) da Pesquisa In(ter)venções audio-visuais das juventudes em Fortaleza e Porto Alegre.


Camila M. S. de Sousa - Currículo Lattes

Bolsista de Projetos (2010)

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Responsável pela criação do site do GRIM. // Currículo Lattes

 

Elias Bruno - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2011/2012) Graduando do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará.

 

Jeanne Gomes Ferreira - Currículo Lattes

Bolsista de Projetos (2011/2012)

Graduada em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista no Projeto de Extensão TVez- Educação para o Uso Crítico da Mídia no ano de 2010 e do Grupo de Pesquisa da Infância, Juventude e Mídia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. É, também, assessora de comunicação do projeto Entrelace, realizado pela ONG Encine que tem como patrocinador a Petrobras.


Jéssica Barbosa dos Santos - Currículo Lattes

Graduanda em Sistemas e Mídias Digitais – 6º semestre - UFC.Bolsista PIBIC-FUNCAP (2012-2013) da Pesquisa In(ter)venções Audio-visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre.


Monyse Ravenna de Sousa Barros - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2009)

Jornalista. Mestre em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em comunicação social pela mesma Universidade (2010). Atualmente é Assessora em Comunicação para mobilização social na Instituição Social Cáritas Brasileira Regional Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação popular e comunicação para mobilização social, atuando, principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, criança, juventude, semiárido.


Nut Pereira de Miranda - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2010)

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado ao curso de Comunicação Social da UFC. Realiza pesquisas relacionadas à temática da Infância e Adolescência e suas relações com a Mídia desde 2009. É coautor do livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil" (Insular, 2012).


Samaísa dos Anjos Xavier Henrique - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2010)

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC).


Sarah Osório de Castro Coelho - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2010)

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Thinayna Máximo - Currículo Lattes

Mestranda em Comunicação Social e integrante do Grupo de Pesquisa da Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC).

Tiago Marques Cavalcante da Fontoura - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2006)

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). // Currículo Lattes


Gecíola Fonseca Torres - Currículo Lattes

Bolsista de Pesquisa (2006)

Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista de iniciação científica do Grupo de Estudos da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim/UFC), financiado pelo CNPq, e membro do projeto de extensão TVez - Educação para o Uso Crítico da Mídia (UFC). É assessora de Comunicação Institucional da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Comunicação Popular e Alternativa, com ênfase na relação entre Comunicação e Educação, atuando em instituições sem fins lucrativos através de atividades que abordam os seguintes temas: leitura crítica da mídia; comunicação como direito humano; produção de comunicação com crianças, adolescentes e jovens; mídia, direitos humanos e cidadania.

 

Pesquisadores Anteriores

 

Alina Albuquerque Luna - Currículo Lattes

Possui MBA em Marketing pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (2013), graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2009). Foi bolsista do CNPQ no período de Julho de 2007 à Julho 2008. Tem experiência em pesquisas nos seguintes temas: Mídia escrita x Violência contra criança e adolescente; Campanhas publicitárias de prevenção à Exploração Sexual de crianças e adolescentes; Classificação Indicativa. Integrante do Grupo de Estudos das Relações Infância e Mídia- GRIM da UNIFOR no período de 01/2007 à 12/2009 e UFC de setembro de 2013 a dias atuais. Participante da Pesquisa A criança e o Consumo de Mídia - UFC/UNIFOR no período de 03/2007.

 

Fernanda Meireles - Currículo Lattes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação- ICA- UFC. Bolsista Capes (2011-2013).  Graduada em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela UECE (2004) e especialista em Arte-Educação pelo IFCE (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: zine, mídia alternativa, epistolografia, educomunicação, arte e comunicação urbana. Pesquisadora Voluntária na Pesquisa In(ter)venções audio-visuais das juventudes em Fortaleza e Porto Alegre. // Currículo Lattes

 

Jéssica Carneiro - Currículo Lattes

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFC (2013), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, linha de pesquisa Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Pesquisa, inicialmente desenvolvida na graduação, sobre representação da juventudade nas redes sociais através da fotografia. Amante dos estudos de cibercultura e convergência multimidiática. Experiência em Direção de Arte, Criação Publicitária e Gestão de conteúdo voltado para meios digitais.

Luana Amorim - Currículo Lattes

Graduada em jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem, Luana Amorim é mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Fedral do Ceará (UFC). A estudante tem investigado ao longo dos anos  a relação da comunicação e educação e na pesquisa de mestrado desenvolve pesquisas relacionadas à rádio-escola e a produção de comunicação  feita por crianças e adolescentes.


Luiza das Graças Lacerda de Carvalho Bezerra - Currículo Lattes

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza(2004). Atualmente é pesquisador voluntário da Universidade Federal do Ceará e Gerente de negócios do Jornal O Povo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão.


Marcos Vinicius da Silva Goulart - Currículo Lattes

Mestre em Psicologia Social e Institucional (2011) e Licenciado em Filosofia (2008) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A sua pesquisa de mestrado teve como objetivo desenvolver um estudo crítico acerca da constituição das políticas públicas de juventude no Brasil, sendo intituladas “Incursões Biopolíticas: o Poder Jovem nas Tramas da Arena Pública". Tem experiência na área de ensino de filosofia, filosofia contemporânea, políticas públicas de juventude e cultura digital. Pesquisador Voluntário na Pesquisa In(ter)venções audio-visuais das juventudes em Fortaleza e Porto Alegre. // Currículo Lattes

 

Maria Evilene de Sousa Abreu - Currículo Lattes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará - UFC na linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócio-Culturais (2013), onde faz parte do Grupo de Pesquisa Mídia, Cultura e Política. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2010), e tem experiência na área de comunicação popular e educação, com ênfase em juventude e aprendizagem cooperativa. Tem atuação em educação, comunicação, e gestão de projetos sociais, voltados para jovens. Foi educadora social do Projeto e-jovem, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), e participou em 2007, da fundação da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). Também tem experiência em comunicação audiovisual, e produziu o documentário Nossa Vida Não Cabe Num Curta . Foi bolsista voluntária da pesquisa In (ter) venções audio-visuais das juventudes em Fortaleza e Porto Alegre, realizada pelo Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim) e Instituto de Cultura e Arte (ICA), no período de agosto de 2011 a outubro de 2012.


Sabrina Késia de Araújo Soares - Currículo Lattes

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2010). Atualmente mestranda em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia, com a pesquisa In(ter)venções Audio-visuais das Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza, e do Coletivo de Intervenções Artísticas "Aparecidos Políticos". Interesses na área de comunicação, com ênfase nas seguintes temáticas: arte-política, sociologia da imagem, cultura, juventudes, audio-visual e comunicação alternativa.


Thiago Menezes de Oliveira - Currículo Lattes

Professor da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), mestre em Comunicação Social (2013), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa sobre infância campesina e produção de sentido, integrante do Núcleo de Africanidades Cearenses (NACE), graduado em Direito pela UFC (2009). Advogado. Tem experiência em Direitos Humanos, com ênfase em Comunicação e Educação, com interesse em atuar principalmente nos seguintes temas: direitos de criança e adolescente; produção de subjetividade na infância e juventude campesinas e nas infâncias e juventudes institucionalizadas; direito à participação de crianças e jovens em esferas públicas de discussão, inclusive midiáticos; africanidades; Direitos Humanos; e Metodologias Participativas.


Waldênia Márcia da Silva - Currículo Lattes

Possui especialização no Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduação em Letras Português/Literatura pela mesma instituição (2004). Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Fortaleza e estudante da graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Relação Infância e Mídia (Grim - UFC) e do Projeto de extensão TVez - Educação para o uso crítico da mídia. Além disso, desenvolve uma pesquisa monográfica na área de estudos da Mídia-Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 1 visitante online