Acervo » Publicações » As Relações Culturais Entre Infância e Mídia Através da Memória Sonora

As Relações Culturais Entre Infância e Mídia Através da Memória Sonora

Resumo

O intuito de qualquer comercial é permanecer na mente do consumidor por um longo período. Os estudos sobre publicidade afirmam que é mais fácil memorizar algoem formato de música, por isso, os jingles, anúncios feitos para uma marca/produto utilizam recursos linguísticos e musicais para facilitar a memorização. As mídias mostram as representações culturais da sociedade e  as crianças buscam, nos meios de comunicação e na publicidade, aprender a partir da repetição a como  se comportar. Os anunciantes sabem que a criança é importante na decisão das compras dos pais e por isso, a publicidade para o público infantil cresceu tanto a partir das décadas de 1980 e 1990. É preciso estudar como  se dá a presença dos comerciais nas mentes das crianças para entender a relação com o consumo desde a infância. Para verificar se há a memorização dos anúncios pelas crianças e quais as influências na fase adulta, realizou-se uma pesquisa de campo, envolvendo estudantes universitários entre 18 e 24 anos. A relação afetiva entre as recordações da infância e os  jingles facilitou a formação de consumidores fiéis das marcas/produtos. Os  jingles passaram do patamar de serem somente comerciais e representam agora partes de uma vida.

Palavras-chave: Cultura; Publicidade; Infância

Autora: Maria Clara Sidou

Fazer download do arquivo em formato PDF

Adicionar comentário