O Grim » Apresentação

Apresentação

GRIM-UFC é o Grupo de Pesquisa da Relação Infância Juventude e Mídia, do Curso de Comunicação Social, Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará.

O GRIM agrega estudantes da graduação e do mestrado e possibilita o intercâmbio de ideias, discussões e reflexões acerca da dimensão ética da comunicação voltada para a criança e o adolescente.
O grupo já possui experiência de mais de 10 anos na formação de alunos de graduação através da iniciação a pesquisa, orientação de monografias e acompanhamento na elaboração de artigos científicos para congressos.

Visite a página do Grim no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq

Histórico

O GRIM surgiu com o propósito de reunir pesquisadores das áreas de Comunicação Social, Psicologia, Ciências Sociais, Educação e Direito que tenham interesse específico no campo da relação Infância, Adolescência e Mídia.

Ele reúne pesquisadores cujos estudos têm tematizado aspectos diversos da relação infância, adolescência e comunicação desde 2002. À época, integravam o Grupo, na UNIFOR, as professoras Inês Vitorino, Andréa Pinheiro, Alessandra Alcântara, Marília Romero e Christine Betty. Neste período inicial, foram bolsistas do projeto de pesquisa “Viagem ao Mundo Fantástico dos Jogos Eletrônicos, os alunos Cynthia Mattieli, Lilian Lezeck e Viviane Gonçalves. A formalização do GRIM no diretório do CNPq, em 2005, permitiu consolidar uma prática informal de articulação entre pesquisadores da UFC e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e integrar novos interessados na pesquisa nesse campo.

O GRIM tem como objetivo aprofundar referenciais teórico-metodológicos e desenvolver pesquisas que permitam compreender os processos comunicativos contemporâneos, especialmente no campo da comunicação midiática, com o foco na Criança e no Adolescente. O termo GRIM é uma homenagem aos irmãos Grimm, pois, assim como eles, acreditamos no potencial imaginativo das crianças e dos adolescentes, na importância das mídias e na responsabilidade social que temos para com eles.

Após a sua formalização, o GRIM já foi agraciado com 06 (seis) bolsas de Iniciação Científica concedidas aos alunos Gecíola Fonseca, Tiago Fontoura, Monyse Ravenna, Nut Pereira, Sarah Coelho e Samaísa dos Santos. Além disso, a estudante Ilíada Damasceno, pesquisadora voluntária do grupo, com base em uma seleção nacional de projetos, foi contemplada como uma bolsa da ANDI/Instituto Alana para elaboração de trabalho de conclusão de curso sobre a Publicidade dirigida à Criança e ao Adolescente. O GRIM também foi contemplado com uma bolsa de Monitoria de Projetos de Graduação, vinculada à PROGRAD/COPAC, que assegurou as condições para o desenvolvimento deste site pela aluna Camila Sousa.

Neste campo da relação da criança e do adolescente com a Comunicação, o GRIM possibilitou o desenvolvimento de 15 (quinze) monografias de conclusão de curso e 01 (uma) dissertação de Mestrado.

Nos últimos anos, o GRIM tem se voltado de modo especial à discussão da Classificação Indicativa na TV. A pesquisa "Leituras da Criança e do Adolescente sobre a Classificação Indicativa e o Sistema de Classificação Etária" contou com apoio do CNPq, nos termos do Edital MCT/CNPq 02/2006. Nesta pesquisa, em especial no processo de formação dos pesquisadores do projeto, participou do GRIM o Prof. Nonato Lima, que por exigências profissionais como Diretor da Rádio Universitária não pode continuar vinculado às atividades do Grupo, estando temporariamente afastado de suas atividades.

Artigos tratando da temática do projeto supra-citado foram apresentados no Lusocom em 2006, no Intercom, em 2007, na VI Bienal Iberoamericana de Comunicação e na ALAIC, em 2008. Conferências abordando as temáticas que têm sido objeto de interesse do GRIM também foram apresentadas em 2009 na Universidade Do Quebec em Montreal (UQÀM) e na Universidade de Montreal.

A partir do segundo semestre do ano de 2009, o Grupo se volta em suas pesquisas, a investigar as políticas de comunicação voltadas à proteção da criança e do adolescente nas Américas, considerando, em especial, as legislações referentes à regulação dos meios de comunicação de massa, em particular, a televisão. O título da pesquisa que reúne as pesquisas do GRIM, neste campo, é “Políticas de Comunicação e Proteção da infância nas Américas: aspectos normativos e socioculturais”. Resultados parciais desta pesquisa foram recentemente apresentados, em 2010, no Congresso Anual da IAMCR (The International Association for Media and Communication Research).

Neste ano de 2010, um dos projetos também levados à frente pelo GRIM discute a “Programação Infantil na TV Brasil: Proposta de Monitoramento da Programação infantil da TV Brasil, tendo em vista a efetivação de seus princípios e objetivos” e visa a análise da programação infantil da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Neste ano de 2010, passam a integrar também o GRIM os professores Alexandre Barbalho e Deisimer Gorczevski, cujas pesquisas ampliam o campo de investigação do GRIM para as questões da juventude. Os professores realizam a pesquisa In(ter)venções Audio-visuais com juventudes em Fortaleza e Porto Alegre (2011/2013) em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Micropolíticas Juvenis coordenado pela professora Nair Iracema Silveira dos Santos, do PPG em Psicologia Social e Institucional, na UFRGS, a ONG Camp - Centro de Educação Popular e o Fórum de Educação da Restinga e Extremo Sul - Feres, em Porto Alegre. A pesquisa acompanha in(ter)venções sonoras, visuais e audiovisuais em territórios de criação e resistência, na perspectiva de cartografar como os jovens exercem o poder de intervir e inventar em distintas experiências coletivas e singulares, bem como analisar a incidência de tais intervenções nas políticas públicas na configuração de práticas micropolíticas.