Tema da redação do Enem 2014 é "publicidade infantil em questão no Brasil"
Publicado originalmente por Extra / Por Márcia Montojos
Ana Paula confia em uma boa pontuação no Enem 2014. Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo
Os primeiros candidatos a deixar as salas de provas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), neste domingo, consideraram o tema da redação do Enem "inesperado". Neste ano, os concorrentes deveriam dissertar sobre a "Publicidade infantil em questão no Brasil".
Ana Paula Mariano Gama, de 19 anos, acredita ter ido muito bem, mas confessa que ficou surpresa com a redação.
— O tema da redação deste ano me surpreendeu, foi difícil. Mas estou confiante. Estou certa que fui bem, me preparei bastante para isso — comenta Ana Paula, que pretende cursar Jornalismo.
Outro candidato que sentiu dificuldade este ano, foi Anderson dos Santos, de 35 anos. Anderson é auxiliar de operações de um supermercado. Fez Enem este ano para conseguir seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Foi o primeiro a sair na Uerj e disse ter achado a prova complicada.
— Achei as provas difíceis. A prova de redação estava bem complicada — comenta antes de voltar para casa.
Fernando Bernardes, de 20 anos, faz o Enem pela primeira vez. O jovem trabalha com computação e teve pouco tempo para estudar. Por conta disso, optou por fazer como 'treineiro' e vai concentrar suas energias para o Enem 2015. Sobre a prova, destacou o tema da redação.
Fernando se surpreendeu com o tema da redação deste ano Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo
— Achei o tema da redação muito sinistro, não assisto televisão e foi bem difícil argumentar — ressalta.
O ator Felipe Veloso, de 20 anos, afirma que teve pouco tempo para estudar. Mesmo assim, resolveu fazer o Enem. O jovem comenta que teve dificuldade com a prova de matemática e também achou difícil o tema da redação.
Felipe achou a prova de matemática difícil Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo
— A prova de matemática estava mais difícil que a de redação. Não estou com muita expectativa, mas ano que vem tentarei novamente.