Grim participa de mesa de debate sobre publicidade infantil

mesa-grim

Na noite da ultima quarta-feira, 27, a Liga Experimental de Comunicação promoveu a mesa de debate Publicidade Infantil: Proibir ou não? Evento contou com a participação de Mônica Sillan, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE); do coordenador do curso de publicidade da Universidade de Fortaleza e sócio da Agência de Publicidade Ipsilon, Carlos Bittencourt; e da professora do curso de publicidade da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Grim (Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia) Inês Vitorino.

Primeiro Momento

Cada convidado tinha vinte minutos para expor suas ideias sobre o tema do encontro.

Mônica iniciou o debate comentando sobre a resolução do Conanda e dos problemas de obesidade relacionadas à publicidade de alimentos não saudáveis voltada para o público infantil. Ela ainda comentou sobre as relações sociais nas quais as os jovens se sentem pressionados a consumir determinados bens para pertencerem a determinados grupos, ela também destacou sobre a sociedade adultocêntrica e como a publicidade faz uso disso.

Em seguida Carlos Bittencourt afirmou que “propaganda para criança é indefensável”, ao mesmo tempo em que ironiza sobre a demonização da publicidade. Ele destacou que a família tem um papel importante em educar os filhos e de que não é só a propaganda que é agressiva, mas a programação televisiva como um todo. Ele relatou que não basta apenas proibir a publicidade infantil, mas que a sociedade precisa ter mais responsabilidade, que devemos falar de toda propaganda abusiva, não só das dirigidas para o público infantil. Ele pontuou também a falta de controle no uso da internet pelas crianças e nos riscos que isso pode provocar.  Carlos Bittencourt declarou também que não se pode transferir a responsabilidade dos pais apenas para a legislação.

Inês Vitorino da continuidade ao debate afirmando que compartilhava de várias questões que o Carlos Bittencourt trouxe em seu diálogo, ela comentou sobre a produção cultural voltada para as crianças e da publicidade que vem embutida dentro da programação, alertando que as crianças de até oito anos não conseguem diferenciar a programação infantil da publicidade, e que a publicidade faz uso do repertório infantil para ludibriar e confundir a criança. Depois ela comentou sobre os avanços no cenário mundial na criação de leis contra a abusividade da propaganda voltada para o público infantil, ela ainda destacou a importância dessas leis e nas diferentes realidades das crianças brasileiras que precisam de amparo contra a abusividade da propaganda.  Ela ainda afirmou que a regulação da publicidade é uma arma para os publicitários que trabalham com ética. Por ultimo defendeu o trabalho dos profissionais da propaganda que pensam na publicidade como uma forma de conscientizar as pessoas para algo bom.

Participação do público

Após o momento de exposição de ideias dos convidados, foram feitas algumas perguntas dos estudantes e profissionais da área de comunicação que estavam presentes no Auditório Rachel de Queiroz, onde foi realizado o evento. A mediadora da mesa, a estudante de jornalismo e integrante da Liga, Luana Barros iniciou fazendo perguntando sobre a liberdade de expressão dos profissionais de publicidade. Os convidados foram unanimes afirmando que não existe liberdade de expressão absoluta, pois isso implica em uma série de fatores que impactam a sociedade.

Os participantes do debate ainda comentaram sobre a disseminação da publicidade nas diferentes mídias e o quão ela é agressiva onde quer que seja veiculada, destacando a internet como um território complicado de regulação, onde a propaganda circula de forma indiscriminada, não só na internet, mas também em outras produções audiovisuais por meio do merchandising.

 


Venha ouvir, conhecer, discutir e propor novas ideias. Entre em contato conosco pelo e-mail:

grim.ufc@gmail.com

Av. da Universidade, 2762.
CEP 60020-181 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 3366.7718

// Visitantes
Nós temos 2 visitantes online