Combate ao consumismo infantil é tema de campanha em escola em Fortaleza
Por Sara Rebeca
Para alertar os pais e a comunidade sobre os riscos por trás da publicidade dirigida às crianças, uma escola no bairro de Fátima elegeu o tema “Infância sem Consumismo” para ancorar diversas atividades, curriculares ou não, no biênio 2014/2015, período comemorativo de 30 anos da instituição.
A Escola Creche Sementinha, especializada em educação infantil, vem orientando em torno de uma infância mais saudável, a partir de quatro pilares: alimentação, brinquedos e brincadeiras, vida social e sustentabilidade. Segundo a assessoria de comunicação da escola, o debate acerca da publicidade infantil e da sustentabilidade é o que fomenta a construção do que é certo ou errado dentro dos três outros eixos escolhidos.
A campanha “Infância sem Consumismo” deu seu ponta pé inicial em junho último, quando outdoors (imagem) foram expostos na cidade e traziam à tona a ilegalidade da publicidade dirigida às crianças. O mote para a elaboração da mídia foi a Resolução 163, de abril de 2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considera abusivo o direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança. Outra prática veio com a 1ª edição da Colônia de Férias Tempo de Ser Criança, em que os quatro pilares foram valorizados, a exemplo de passeios a parques, piqueniques, incentivo ao consumo de frutas e sucos naturais na hora do lanche, brincadeiras ao ar livre, oficinas de construção de brinquedos e outras programações.
A escola também traçou parceria com o Instituto Alana, em São Paulo, reconhecido ator social na proteção dos direitos da criança, referência nacional na defesa de uma infância mais saudável. Com o apoio do Instituto, apostou em uma abordagem mais direta aos pais, com a distribuição dos kits “Infância sem Consumismo”, no retorno às aulas, neste segundo semestre. Nele, os pais receberam a camiseta oficial da campanha, um CD com o documentário “Criança, a alma do negócio” (do Instituto Alana), um adesivo, o Folder “Publicidade Infantil é ilegal” (do Instituto Alana) e a Cartilha Criança / Consumo Sustentável (do Instituto Alana e Ministério do Meio Ambinete). Uma palestra sobre o assunto, com pesquisadores do GRIM, também foi oportunizada aos pais, no encerramento do semestre passado. .
A iniciativa de distribuição dos kits se estendeu a uma homenagem prestada aos pediatras, no último dia 27 de julho, e aos parceiros da escola. Além disso, a temática entrou como prioridade nos grupos de estudos realizados semanalmente, com as professores da instituição.
De acordo com a assessoria da Sementinha, a campanha se fortalece todos os dias, na rotina da escola, e será ampliada por meio de novas parcerias que estão sendo buscadas, por uma programação virtual exclusiva no site da escola, e palestras e seminário ao público nos próximos meses.