Terceira oficina do projeto Comunicação para a Cidadania

As oficinas do projeto Comunicação para a Cidadania no Cuca Mondubim chegam ao seu terceiro tema: consumo e mídia. Ministrada por Jéssyca Sousa, graduanda em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do GRIM e pela professora e coordenadora do GRIM Inês Vitorino. A oficina aconteceu no dia 27 de outubro e contou com a participação de alguns membros Repórteres Cuca, além de jovens comunicadores e integrantes do Grim.

Como sempre, o início deu-se com a apresentação dos participantes e suas opiniões sobre o material escolhido pela facilitadora da oficina, cujo consistia em papéis com letras de música, poemas, tirinhas e charges cuja temática era a mesma da oficina: Consumo e Mídia. Os materiais estavam espalhados pela sala e cada participante escolhia sobre qual material queria comentar, além de falar sobre qual foi a sua última compra feita. As respostas variaram entre pessoas que consumiam de forma moderada, seja por vontade própria ou a partir de um planejamento financeiro, e pessoas que consumiam de forma exagerada e levavam isso apenas como um estilo de vida, sem problematizar o hábito.

Um dos produtos de consumo mais citados pelos participantes foi a comida. Outros produtos citados foram aparelhos eletrônicos, roupas e livros. A valorização do mercado local e produções de empreendedores individuais foram alguns dos temas que surgiram ao citarem seus consumos principais. Parte do debate também girou em torno do capital simbólico promovido pelo mercado (“você não quer um sapato, você quer um nike”) e de como nós somos utilizados para a facilitação do marketing, usando produtos de empresas grandes. Além disso, entrou em questão como o público acaba apropriando-se desses produtos, fazendo deles parte de suas identidades.

Datas comemorativas como picos comerciais também entraram na discussão, tendo o Natal como maior exemplo dentre essas datas. Aproveitando o assunto, foi também discutido como frases do tipo “papai Noel só presenteia quem se comporta direito” influenciam sentimental e psicologicamente crianças que acabam não ganhando presentes no Natal por falta de dinheiro da família. Os assuntos discutidos, além dos citados, foram o consumo como forma de escape do cotidiano, a relação do consumo desenfreado com outros vícios e o fato de produtos acabarem por tornarem-se obsoletos rápidos demais apenas para um lançamento de sua “nova e melhorada” versão.

Jéssyca Sousa fala um pouco da sua experiência ministrando a oficina:

“Todas as oficinas ministradas no CUCA ao longo desse ano têm sido riquíssimas e engrandecedoras. Longe de ser uma experiência no modelo “sala de aula”, as discussões enveredam muito mais pela troca de saberes e visões de mundo. Sempre voltamos para casa um pouco zonzos com tantos relatos incríveis. No meu caso, eu ainda levo um tempo para conseguir digerir tudo que foi colocado ali diante do grupo. Temas interessantes e entusiasmo mútuo é a combinação perfeita para debates que certamente geram um impacto em todos do grupo, e com a oficina de consumo e mídia não foi diferente.
Todos nós estávamos muito envolvidos e contribuímos com o relato das nossas experiências numa roda de conversa, discutimos acerca da nossa relação com o consumo, a lógica materialista do mercado, e o quanto isto se revela evidente no nosso cotidiano. Além disso, também nos questionamos sobre esse modelo consumista que nos é vendido. Alguns exemplos de músicas, filmes e peças publicitárias foram distribuídos pela parede da sala para que discutíssemos o papel da mídia dentro dessa lógica consumista.
Fica muito claro para nós, sempre que vamos a campo, a importância de promover e principalmente participar dessas trocas, pensar juntos uma Comunicação diferente e mais humana, respeitosa – e, claro, criativa. Quem melhor do que os jovens para mudar isto? A experiência é, sem dúvida, renovadora e encorajadora.”

As oficinas continuarão a partir do dia 17 de novembro e a programação completa, horários e local podem ser encontrados neste link.