Pesquisa "Publicidade Infantil em tempos de convergência" é apresentada nesta quarta no ICA

O Curso de Publicidade e Propaganda da UFC promove na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, uma apresentação com a Profª Ines Vitorino e a equipe do Grim UFC sobre a pesquisa "Publicidade Infantil em tempos de convergência". O evento será às 10 horas na sala CS 108 do Instituto de Cultura e Arte - ICA UFC. O evento é aberto ao público e o relatório final da pesquisa pode ser acessado aqui: http://www.defesadoconsumidor.gov.br/images/manuais/publicidade_infantil.pdf

Saiba mais sobre a pesquisa:

"Iniciada em 2014, a pesquisa mobilizou a equipe de pesquisadores na realização de grupos focais em todas as regiões brasileiras com crianças estudantes das redes pública e privada de ensino. O objetivo foi analisar a forma como meninas e meninos compreendem a comunicação comercial, levando em conta as estratégias persuasivas adotadas pela publicidade e os impactos desse tipo de relação no desenvolvimento delas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que assume uma perspectiva interpretativa, apoiando-se em elementos da análise do discurso para proceder à compreensão da fala das crianças. É a primeira de caráter público e nacional feita no Brasil, englobando aspectos relativos à compreensão da criança, percepção de influências e noção de riscos e oportunidades que a publicidade oferece.

Coordenada pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro, a iniciativa contou com a participação das então estudantes Ágda Sarah Sombra e Chloé Leurquin; dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Marina Maia, Nut Pereira e Thinayna Máximo; da doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Maria Clara Sidou; e da pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense (UFF) Pâmela Saunders Craveiro".

Fonte: Portal da UFC