Grim lança pesquisa em parceria com o Ministério da Justiça em Brasília

O Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta nesta terça-feira (12) o relatório final da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência". A investigação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça e a UFC.

O evento acontece a partir das 9 horas, no Auditório Tancredo Neves, localizado no edifício sede do Ministério da Justiça, em Brasília (DF). A solenidade contará com a presença do Ministro de Estado da Justiça, Eugênio José Guilherme de Aragão, da Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, e do Reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo.

A pesquisa será apresentada pela professora Inês Vitorino, vinculada ao ICA e coordenadora do GRIM, no painel “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, que, além do grupo de pesquisas da UFC, contará com a participação de outras instituições. No mesmo evento, também será lançado o Portal de Defesa do Consumidor, iniciativa do Ministério da Justiça.

Iniciada em 2014, a pesquisa mobilizou o grupo de pesquisadores na realização de grupos focais em todas as regiões brasileiras com crianças estudantes das redes pública e privada de ensino. O objetivo foi analisar a forma como meninas e meninos compreendem a comunicação comercial, levando em conta as estratégias persuasivas adotadas pela publicidade e os impactos desse tipo de relação no desenvolvimento delas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que assume uma perspectiva interpretativa, apoiando-se em elementos da análise do discurso para proceder a análise da fala das crianças.

A pesquisa foi coordenada pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro e contou com a participação das então estudantes de graduação do curso de Comunicação Social da UFC Ágda Sarah Sombra e Chloé Leurquin; dos mestrandos em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC Marina Maia, Nut Pereira, e Thinayna Máximo; da doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Maria Clara Sidou Monteiro; e pela pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense (UFF) Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.

Programação completa da solenidade:

9 às 10h: Cerimônia de Abertura e Lançamento do Portal de Defesa do Consumidor, com a presença do Ministro de Estado da Justiça, Eugênio José Guilherme de Aragão; da Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva; e do Reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo.

9 às 12h: Painel “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”. Apresentação da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, coordenada pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mediadora: Juliana Pereira da Silva – Secretaria Nacional do Consumidor.

Painelistas: Associação Brasileira de Anunciantes (ABA); Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR); Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR); Instituto Alana; Ministério Público Federal.


Serviço:

Lançamento da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”

Horário: 9 horas
Local: Auditório Tancredo Neves, localizado no edifício sede do Ministério da Justiça. Bloco T - Anexo I - Esplanada dos Ministérios - Asa Norte, Brasília - DF