Justiça Restaurativa e direitos de crianças e adolescentes são pauta por toda a semana na Faculdade de Direito da UFC

Esta semana na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará é toda de discussão sobre direitos de crianças e adolescentes, sobretudo, no campo da Justiça Restaurativa — isso é, aquela que, em vez de punição, busca restaurar os laços sociais e individuais desfeitos em pessoas atingidas por conflito, ato infracional ou crime. A III Semana Nacional de Justiça Restaurativa e o I Encontro Regional Interdisciplinar dos Direitos da Infância e Juventude são realizados nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro, no prédio localizado em frente à Praça da Bandeira.

O Grim é um dos convidados e — através de sua coordenadora, Inês Vitorino — contribuirá no evento Café Restaurativo, com o debate sobre A contribuição da mídia na construção da mudança de paradigma na responsabilização do adolescente no ato infracional, a ser realizado na tarde de quinta-feira, 15. O foco será o impacto negativo trazido por coberturas que reforçam estigmas e não diversificam abordagens sobre o fenômeno da violência na adolescência. Os programas policiais, tão abundantes na televisão cearense, são um exemplo desse tipo de cobertura, com reflexo direto na popularidade de medidas meramente punitivas, como a redução da maioridade penal.

Será mais uma oportunidade para o Grim externar sua preocupação com o papel social da mídia na construção de uma sociedade cujo respeito à integridade humana seja absoluto. Inês terá como companheira de debate a jornalista e professora Ana Márcia Diógenes, assessora institucional do Instituto Cuca. O público será composto por profissionais que podem aplicar mudanças nessa cobertura midiática, como jornalistas, assessores de imprensa, estudantes e profissionais do Sistema de Justiça.

Além disso, o evento oferece atividades como o debate Conferência Magna: Justiça Juvenil Restaurativa no marco da Resolução 225 do Conselho Nacional de Justiça, o painel Proteção integral: desafios da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), exposição de produtos de arte regional feitos por adolescentes atendidos no sistema socioeducativo e diversas apresentações em vários Grupos de Trabalho (GTs). Confira a programação na íntegra em: http://migre.me/vIEK4

A organização da Semana Restaurativa é uma parceria entre o Núcleo de Estudos Aplicados em Direito da Infância e Adolescência (NUDI-JUS), da UFC; e o Instituto Terre des hommes Lausanne no Brasil (Tdh).

Serviço

III Semana Nacional de Justiça Restaurativa e I Encontro Regional Interdisciplinar dos Direitos da Infância e Juventude

De 12 a 15 de dezembro

Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará — Rua Meton de Alencar, S/N